Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, assinalado anualmente pela CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Alfândega da Fé com a realização de ações de sensibilização junto das crianças, jovens do concelho e comunidade em geral.
“Serei o que me deres…que seja amor”, é o slogan da Comissão Nacional da CPCJ que se inspirou na história verídica relatada por Bonnie Finney, uma mulher norte americana que em 1989 amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.
A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica: o seu neto já tinha morrido de forma brutal por ter sido espancado pela mãe e pelo namorado.
E porquê azul? Porque, apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Esta campanha, que começou como uma homenagem desta avó aos netos, expandiu-se e, atualmente, em Portugal, a campanha, simbolizada pelo Laço Azul, é amplamente divulgada por todo o território, quer pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, quer pelas CPCJ, que realizam numerosas ações de prevenção contra os maus-tratos.
A CPCJ de Alfândega da Fé juntou-se a esta iniciativa e durante o Mês de Abril, em parceria com o Município de Alfândega da Fé, iluminou a fachada do Edifício da Ação Social do Município, sede da CPCJ, de azul de forma a simbolizar e sensibilizar toda a comunidade para esta temática.
Ainda neste âmbito e em parceria com o Agrupamento de escolas e com o Infantário da Santa Casa da Misericórdia, irá promover a realização de um Laço Azul Humano, no dia 29 de abril, pelas 10h30, com a participação da comunidade escolar do pré-escolar e 1º ciclo, ação que se multiplicará por todo o país.