O Município de Alfândega da Fé hasteou no edifício do Paços do Concelho a bandeira arco-íris para assinalar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, que se comemora a 28 de junho.
Com esta iniciativa simbólica, a autarquia pretende associar-se aos movimentos que defendem a igualdade entre cidadãos, independentemente das orientações sexuais e determinações de género, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária.
O mês de Junho é de celebração, por todo o mundo, do orgulho LGBTQIA+. A origem desta data está relacionada com a revolta de Stonewall Inn, em Nova Iorque, Estados unidos da América, dando início ao movimento mais importante de defesa dos direitos LGBTQIA+.
As marchas do orgulho, que nos inícios de 1970, se tornaram em momentos e movimentos de visibilidade e reivindicação da comunidade LGBTQIA+ proliferaram por todo o mundo. Em Portugal foi a 28 de junho, do ano 2000, que saiu à rua a primeira marcha do orgulho, em Lisboa.
Em70 países ainda é ilegal ser-se LGBTQIA+, em 6 é considerada ainda a pena de morte para quem tenta apenas viver de acordo com o que sente, com o que é.