Ao longo do ano letivo alunos recolheram 301 litros de óleo usado para transformação no âmbito deste projeto
É a pensar na proteção do meio ambiente que o Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé integra, há cerca de 7 anos, a rede Eco Escolas promovida pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Através deste projeto, o Agrupamento tem desenvolvido várias iniciativas que envolvem a comunidade educativa na promoção da sustentabilidade ambiental e da biodiversidade.
No dia 29 de junho, a Escola EB1 de Alfândega da Fé hasteou a bandeira verde Eco Escolas 2021/2022, assinalando desta forma o reconhecimento do empenho de alunos, professores, funcionários, instituições e comunidade local na promoção da sustentabilidade ambiental.
A iniciativa envolveu os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo que, este ano, participaram no Concurso “Óleo no Oleão é a Solução!”, promovido pela escola em parceria com a empresa Super Matéria, que instalou na EB1 de Alfândega da Fé um oleão para recolha de óleos usados e patrocinou o concurso.
No total foram recolhidos, ao longo do ano letivo, 301 litros de óleo que vão agora ser transformados em biodiesel e glicerina. Com esta iniciativa evitou-se que o óleo usado fosse poluir os ecossistemas, dando-lhe, em vez disso, um novo fim e uma nova utilização mais amiga do ambiente.
Venceram este concurso as turmas do 2ºB (1º lugar) e do 3º C (2º lugar), por terem conseguido recolher maiores quantidades de óleo usado. Pela participação e importante contributo, a escola recebeu de oferta uma coluna de som que servirá para dinamizar diversas iniciativas. O oleão vai continuar instalado na EB1 para ser dada continuidade a esta iniciativa.
As alterações climáticas são uma das temáticas abordadas no âmbito do projeto Eco Escolas e, como forma de contribuir para a sua mitigação, o CLDS 4G de Alfândega da Fé, lançou o repto aos alunos do 4º ano para darem sugestões às entidades governamentais que atuam neste âmbito. Daí resultaram dois manifestos, onde os alunos expuseram as suas preocupações, lançaram alertas e propuseram medidas efetivas para combater as alterações climáticas. Um importante contributo para o trabalho que está a ser feito e que reflete as preocupações ambientais das gerações mais jovens.
Recorde-se que, no âmbito do projeto Eco Escolas foram criados pelos alunos, professores e funcionários, uma horta biológica na escola e o hino “Somos Eco Escolas”.
A autarquia continua a apoiar esta iniciativa, desenvolvendo em parceria com a escola e com instituições locais, ações de proteção do meio ambiente e de promoção da sustentabilidade e diversidade ambiental.