Está aberta a 2ª fase do programa de esterilização de felídeos errantes - até 24 de outubro
Com o aumento do número de animais errantes, aumento de abandonos e com os canis sobrelotados, tornou-se imperativo controlar a multiplicação desses animais através de programas esterilização, recolha e de incentivo à esterilização.
Há, no concelho de Alfândega da Fé, várias colónias de gatos com crescimento descontrolado. Desta forma, a fim de contrariar esta problemática, foi criado este programa, que se destina apenas a gatos/gatas errantes.
Os felídeos errantes deverão ser sinalizados pelas Juntas de Freguesia. A informação sobre os mesmos deverá ser reportada, ao Gabiente de Veterinária Municipal, com dados sobre as colónias de gatos existentes em cada aldeia e local onde se costumam ver, procedendo ao preenchimento deste Formulário (descarregar aqui) e respetivo envio para cvalfandegadafe@gmail.com, até 24 de outubro.
Depois dessa sinalização, as colónias serão analisadas pelo município e devidamente tratadas. Os animais serão avaliados, alguns encaminhados para o CRO e outros serão esterilizados e colocados novamente em colónia, uma vez que o CRO não tem capacidade para albergar todos os animais errantes.
O número de esterilizações é limitado em cada programa, contudo, este é um trabalho de continuidade, para que, aos poucos, se consiga ajudar o maior número de animais possível e controlar o crescimento das colónias, que, a longo prazo, representam um risco para a saúde pública.