É a pensar no global, partindo do contexto local, que vão decorrer as primeiras Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade, na aldeia de Vilares da Vilariça, no concelho de Alfândega da Fé. A ideia partiu da Inteligência Local – Associação para a Regeneração, Desenvolvimento e Governança das Economias Locais, com sede nessa localidade. Através do projeto “RegenEra Aldeia 2030 – Smart Village”, está a ser desenvolvida a 1ª aldeia inteligente de Portugal. Estas Jornadas são o ponto de partida para esse objetivo.
As Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade são um campo experimental único sobre sustentabilidade onde, durante 5 dias vivenciais, os participantes poderão aprender e conviver intensamente, através de Laboratórios e Workshops sobre água, energia, alimentação, bio-construção, economia circular e alimentação, de Open Talks, e de Experiências Gastronómicas.
Esta associação pretende, nestas Jornadas desenvolver modelos experimentais que tragam possíveis respostas e soluções para uma maior sustentabilidade do Planeta e que possam ser testados e implementados, numa primeira fase, na aldeia de Vilares da Vilariça, Alfândega da Fé.
As Jornadas são gratuitas para os participantes na componente imersiva, e incluem o acesso às atividades dos Laboratórios, refeições e alojamento numa zona para acampar com chuveiros e casas de banho ecológicas. A participação nas experiências gastronómicas e noutras iniciativas não contempladas na experiência imersiva poderão ter custos para participar.
As primeiras Jornadas Imersivas para a Sustentabilidade realizam-se de 28 de outubro a a 01 de novembro. As candidaturas para participar estão abertas até 16 de outubro.
Saiba mais aqui: https://jornadassustentabilidade.ilocal.pt/