No próximo dia 30 de outubro, a produção de castanha no concelho de Alfândega da Fé vai ser o tema central do Seminário da Castanha. A iniciativa, promovida pelo Município de Alfândega da Fé, em parceria com a Junta de Freguesia de Sambade, terá lugar no Centro Tecnológico de Sambade, às 15h30.
Através desta iniciativa, o Município de Alfândega da Fé reúne técnicos e entidades especializadas no sector e produtores do concelho, num espaço de debate e partilha de experiências e conhecimento sobre o souto e a produção de castanha.
Nesta que é a oitava edição do seminário, estão em destaque os seguintes temas:
- Doenças do Castanheiro
- Rega no Souto
- O Setor do castanheiro no concelho
Haverá ainda espaço para debate e um momento para a entrega dos prémios do IV Concurso da Castanha. Todos os participantes do Seminário receberão uma navalha de enxertia.
IV Concurso da Castanha vai premiar variedades judia e longal
No mesmo dia, decorre também a 4ª edição do Concurso da Castanha. Uma iniciativa destinada aos produtores do concelho de Alfândega da Fé que pretende premiar a melhor castanha do concelho, das variedades judia e longal.
Os produtores interessados em participar no concurso devem entregar as amostras de 5kg de castanha dessas variedades, no dia 30 de outubro, até às 12h30, na Casa do Povo de Sambade.
O objetivo deste concurso passa pela valorização e promoção deste produto tão importante na economia local, incentivando e melhorando a sua produção. Os três primeiros classificados em cada variedade vão receber castanheiros híbridos para plantação.
Com estas iniciativas a autarquia reforça o seu compromisso de valorização do território e de promoção das suas potencialidades económicas, reconhecendo a importância da produção de castanha na economia das localidades situadas na Serra de Bornes.