Certificação foi formalizada dia 16 de outubro em Mogadouro
Os Lagos do Sabor receberam a Certificação de Bio Região, atribuída pela Rede Internacional de Bio Regiões, numa cerimónia que contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, na Feira dos Gorazes, em Mogadouro.
Este território, com quase de 21 mil hectares de agricultura biológica e mais de 600 produtores e empresários desta área, destaca-se no panorama nacional, no que toca à produção biológica. Destaque ainda maior quando comparado com os restantes territórios da região Norte ( NUT II). A produção agrícola em modo biológico na nova Bio Região dos Lagos do Sabor ocupa quase 24% da SAU (superfície agrícola utilizada), quando a média nacional ronda os 9% (dados 2019).
Para Eduardo Tavares, Presidente da Associação de Municípios do Baixo Sabor "Esta certificação, o que pretende verdadeiramente, é reforçar o trabalho de equipa e ganharmos escala, envolvendo, ainda mais, todos os agentes e forças vivas do território para, em rede, valorizarmos os nossos produtos e somarmos ao nosso território uma Bio Região."
A Declaração de Adesão da Bio Região dos Lagos do Sabor à Rede Internacional de Bio Regiões foi subscrita por 25 entidades e homologada pela Ministra da Agricultura e Alimentação.
Os Lagos do Sabor juntam-se assim à rede de mais de 70 Bio Regiões, existentes em todo o Mundo, sendo a quinta do país a obter estas certificação.