O grupo de Cantares de Alfândega da Fé venceu a primeira edição do Festival INATEL da canção. A iniciativa decorreu em Lisboa, no Teatro Amador Cortez (Casa do Artista) e juntou grupos culturais e recreativos dos Centros de Cultura e Desporto filiados na Fundação Inatel. Perante uma sala cheia Alfândega da Fé arrebatou a plateia e o júri do Festival, trazendo para casa o primeiro lugar.
Foi a primeira vez que o Grupo de Cantares participou numa competição, que juntou grupos do distrito de Aveiro, Évora Lisboa, Portalegre e Viseu.
A seleção dos premiados foi feita através de votação de um painel de júris nomeado para o efeito, composto por Fernando Pereira, Carlos Quintas, Wanda Stuart, Dulce Guimarães, Cláudio Hochman e Ludgero Mendes, entre outros agentes das áreas da produção e criação cultural. De acordo ainda com a página da Internet da Inatel, foram considerados critérios como o conteúdo, a criatividade/originalidade da apresentação, a coerência do espetáculo no âmbito do festival, a cenografia, o guarda-roupa/figurinos, a encenação/dramatização e a caracterização do elenco.
Alfândega da Fé levou à Casa do Artista o hino de Alfândega da Fé. Foi com a interpretação deste tema que venceram o festival. Uma iniciativa que pretende dar visibilidade e homenagear as associações e grupos que se dedicam à divulgação e preservação da cultura portuguesa e encontraram nesta atividade modo de ocupação dos tempos de lazer.
Recorde-se que o Grupo de Cantares de Alfândega da Fé é constituído por 35 elementos, com idades compreendidas entre os 20 e os 70 anos, abraçando assim várias gerações.