“Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias aderentes do distrito de Bragança
De 12 a 21 de dezembro
A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, já arrancou nas farmácias aderentes do distrito de Bragança e termina no próximo dia 21 de dezembro.
A iniciativa convida os portugueses a doarem o troco das compras realizadas nas farmácias. O montante angariado pela ação será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para famílias carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento.
«Com a crise económica e social que estamos a viver e a sentir, e à semelhança de outras já ultrapassadas, sabemos que as dificuldades em adquirir a medicação necessária a uma vida com qualidade se vão acentuar e, tantas vezes, essa medicação vai ser sacrificada, pondo em causa a saúde de milhares de portugueses. Para ajudar as famílias mais carenciadas no acesso ao medicamento, apelo à generosidade de todos e à participação na Campanha de Natal Dê Troco a Quem Precisa», refere Maria Manuel Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
«É com muito entusiasmo e vontade de ajudar que as Farmácias aderentes do distrito de Bragança se juntam à Campanha Dê Troco a Quem Precisa. Estamos a dar a mãos às famílias mais carenciadas, demonstrando que, juntos, podemos combater a exclusão onde ela mais dói – na saúde!», conta Maria da Conceição Baptista Trigo da Farmácia Trigo.
Atualmente, a rede abem conta com 5 entidades referenciadoras no distrito de Bragança: a Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda Bragança, o Município de Alfândega da Fé Alfândega da Fé, o Município de Carrazeda de Ansiães Carrazeda de Ansiães, o Município de Mirandela Mirandela e o Município de Torre de Moncorvo.
No distrito de Bragança já foram apoiados 896 beneficiários a aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Neste distrito, existe uma rede de 19 Farmácias abem e já foram dispensadas 85.780 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa.
É também possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:
- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7
- MB WAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Farmácias Dê Troco a Quem Precisa:
Farmácia Barreira Vimioso
Farmácia Cruz Pires Mirandela
Farmácia da Ponte Mirandela
Farmácia de Sendim Miranda do Douro
Farmácia Liberal Vimioso
Farmácia Martins Torre de Moncorvo
Farmácia Nova Mogadouro
Farmácia Rainha do Douro Carrazeda de Ansiães Carrazeda de Ansiães
Farmácia Trigo Alfândega da Fé
Sobre a Associação Dignitude:
A Associação Dignitude nasceu no dia 4 de novembro de 2015, em Coimbra, onde está sedeada. É uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira.
Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador, lançado pela Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, suportando, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.
Informações adicionais:
Alexandra Sobreira :: 932 444 517 :: alexandrasobreira@lpmcom.pt
LPM Comunicação
Tel. 21 850 81 10
Ed. Lisboa Oriente, Av. Infante D. Henrique, 333 H - Escritório 49, 1800-282 Lisboa
www.lpmcom.pt