No dia 23 de novembro, dia da Floresta Autóctone, Alfândega da Fé não quis deixar de ajudar a Florestar Portugal. O município associou-se, mais uma vez, a esta iniciativa e promoveu a florestação de uma área do concelho. Trata-se da zona envolvente da Capela de S. Bernardino, em Valverde. Aí foram plantadas cerca de 420 árvores.
Uma forma de alertar para a necessidade de preservar as espécies nativas, de contribuir para a preservação e conservação das florestas naturais.
O que é facto é que o 23 de novembro se apresenta, de acordo com a Quercus, como o dia mais adequado, atendendo às condições climatéricas de Portugal, para proceder à plantação ou sementeira. Daí que tenha sido estabelecido este dia como o da floresta característica de cada região do país, ou seja, a floresta autóctone.
Em Alfândega da Fé a iniciativa realizada para comemorar esta data contou também com a participação de alguns membros inscritos na AMO Portugal – Associação mãos à obra Portugal-, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé, FOCSA, Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e Sapadores Florestais.