Quase a começar o novo ano letivo, damos a conhecer os apoios do Município na área da Educação. Material escolar, bolsas de estudo, transporte e refeições são alguns apoios concedidos pela autarquia aos alunos do concelho de forma a garantir que “ninguém fique para trás”. No novo ano letivo arrancará o projeto piloto da Escola Náutica Municipal.
Consciente do valor do investimento em projetos e medidas educativas, a Câmara Municipal assume a Educação como área de atuação privilegiada, estabelecendo parcerias para que todas as crianças do concelho tenham acesso a uma educação condigna, por um lado e, por outro, para ajudar as famílias nos encargos com a educação.
Para efetivar uma política educativa inclusiva o Município assegura:
- O Programa de Expansão e Desenvolvimento da Educação Pré Escolar, em parceria com o Ministério de Educação, em que o município assume a colocação de Auxiliares de Ação Educativa nos Jardins de Infância de Alfândega da Fé e Sambade.
- O prolongamento de horário até às 18:00 horas nos Jardins de Infância de Alfândega da Fé e Sambade.
- O Programa de Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico, que permite às crianças, no período pós letivo, ter acesso ao ensino de Música e Atividade Artística, Cidadania e Voluntariado, Património, Ambiente e Atividades Desportivas.
- O transporte escolar de todos os alunos que frequentam todos os graus de ensino do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé.
- O Apoio ao Ensino Superior, através da atribuição de bolsas.
- A promoção de atividades de incentivo ao sucesso escolar.
- Ocupação dos tempos livres nas pausas letivas, em parceria com outras entidades.
No âmbito da ação social escolar, a autarquia assume ainda os seguintes auxílios económicos:
-Refeições Escolares do Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
100% aos alunos/as escalonados no 1º escalão e alunos/as efetivamente transportados que não tenham o grau de ensino que frequentam na Freguesia onde residem.
50% aos alunos/as escalonados no 2º escalão
Distribuição do leite escolar pelos/as alunos/as do Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
-Refeições Escolares 2º, 3ºCEB e Secundário
100% aos alunos/as escalonados no 1º escalão
50% aos alunos/as escalonados no 2º escalão
- Material escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico
100% aos alunos/as escalonados no 1º escalão,
50% aos alunos/as escalonados no 2º escalão
Este apoio tem por base os limites máximos definidos no Despacho da Ação Social escolar nº 7255/2018 de 31 de julho e, são pagos mediante a entrega da fatura pelo Encarregado de Educação.
-Visitas de Estudo Pré Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
100/% aos alunos/as escalonados no 1º escalão
50% aos alunos/as escalonados no 2º escalão
Este apoio tem por base os limites máximos definidos no Despacho da Ação Social escolar nº 7255/2018 de 31 de Julho.
- As Fichas Escolares
100% aos alunos/as escalonados no 1º escalão
50% aos alunos/as escalonados no 2º escalão
As fichas escolares a atribuir a todos os graus de ensino, (2º,3º CEB e Secundário), para além da competência própria do 1º Ciclo do Ensino Básico, tem por base a promoção da equidade no acesso de todos os alunos e alunas a material complementar de aprendizagens, sob o lema “ninguém ficara para trás” na promoção de políticas educativas.
Os Manuais Escolares são atribuídos a todos os graus de ensino pelo Ministério de Educação.
O material escolar e visitas de estudos do 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, são assumidos pelo Ministério de Educação.
ESCOLA NÁUTICA MUNICIPAL
O ano letivo 2023/2024 arranca ainda com a criação da escola náutica municipal, proporcionando aulas de canoagem e Stand Up Paddle junto de uma turma do 1º ciclo. Inicialmente este projeto vai arrancar em formato piloto, sendo intenção da autarquia criar condições para alargar as atividades a mais turmas e ciclos de estudo.
A Hora dos Super Quinas – um projeto em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
Depois de, no ano letivo anterior, o Município e Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé terem sido participantes no projeto piloto “Bola Mágica”, cujo objetivo era o aumento da prática de atividade física das crianças do 1º ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, a Federação Portuguesa de Futebol dá continuidade a este projeto, neste novo ano, através d’A Hora dos Super Quinas.
Diminuir o sedentarismo, estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças são os motes para este projeto de continuidade que o Município de Alfândega da Fé, junto com o Agrupamento de Escolas voltam a abraçar.
Com as aulas a iniciarem no próximo dia 14 de setembro, confira aqui o Calendário Escolar: