Estão a decorrer os trabalhos de limpeza e tratamento das zonas verdes e do arvoredo, em Alfândega da Fé. O objetivo é melhorar o aspeto geral dos espaços, eliminar as espécies invasoras, plantar árvores autóctones e garantir a segurança e bem estar da população nesses locais.
A autarquia fez um levantamento exaustivo das espécies de árvores dos espaços verdes da vila e a análise das suas condições, tendo identificado vários exemplares em risco de colapso, com pragas ou podridão, árvores a necessitar de poda e de redução de carga e ainda espécies não autóctones, cujas raízes se encontravam a causar sérios danos nas vias e infraestruturas de saneamento.
O que tem sido feito:
- Recuperação das árvores, através da limpeza de cavidades para permitir o escoamento de água evitando a infiltração e a consequente podridão, no Jardim Municipal;
- Abate de árvores secas ou doentes na zona do Mercado Municipal, nas traseiras das Finanças e na Avenida Sá Carneiro;
- Abate de algumas espécies invasoras da família das acácias, nomeadamente mimosas, no bairro Vale Telheiro, nas traseiras da Biblioteca Municipal e na Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé, e da espécie “albizia julibrissin” no bairro Vale do Abade e Zona Industrial. Trata-se de uma espécie que integra a Lista Nacional de Espécies Invasoras, com crescimento rápido, que podem atingir os 12 metros de altura. As suas raízes já estavam a provocar estragos no saneamento das habitações, bem como no pavimento das vias públicas.
- Recuperação de algumas espécies arbóreas recorrendo a podas corretivas, no Jardim Municipal;
- Intervenção de desenraizamento com o auxílio da giratória para a destruição e remoção da maior parte das raízes nas caldeiras das árvores abatidas, de forma a evitar o rebentamento das espécies invasoras.
Em breve será efetuada a plantação de árvores, preferencialmente autóctones e com reduzida necessidade de rega, para renovação dos espaços verdes e zonas arborizadas, e o restauro das respetivas caldeiras. Está ainda prevista a instalação de mobiliário urbano para embelezamento e higienização dos jardins.
Estes trabalhos estão integrados no projeto(Re)arborização e requalificação dos espaços verdes de Alfândega da Fé, cofinanciado pelo FEDER/COMPETE 2020.