No fim de semana de 4 e 5 de novembro, a castanha volta a ser o tema principal na aldeia de Sambade. Esta atividade será mais uma forma de promover o ex-líbris da aldeia, a Castanha.
Serão dois dias repletos de atividades culturais, com música, teatro, gastronomia... Este ano, as crianças do pré-escolar de Sambade irão expor os seus trabalhos inspirados neste fruto que marca esta estação do ano e haverá para degustação vários produtos feitos a partir da castanha.
No dia 4 irá realizar-se o célebre magusto à moda antiga acompanhado da Queimada Monte Mel, muito convívio à volta da fogueira e o recordar de muitas histórias. Para além de tudo isto podemos, ainda, contar com uma pequena representação também ligada à apanha da castanha do Grupo de Teatro de Sambade e para nos dar música teremos o Grupo de Cantares de Sambade.
O dia 5 de novembro será marcado pelo já conhecido Seminário da Castanha, que conta já com 9 edições. Uma iniciativa promovida pelo Município de Alfândega da Fé, em parceria com a Junta de Freguesia de Sambade, que reúne técnicos e entidades especializados no sector e produtores do concelho num espaço de debate e partilha de experiências e conhecimento sobre o souto e a produção de castanha.