A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes esteve, no dia 27 de outubro, em Alfândega da Fé, para participar em dois importantes momentos para o desenvolvimento agrícola e económico do nosso concelho. Falamos da inauguração Sistema de Telegestão da rede de rega da Barragem da Camba, um sistema que beneficia cerca de 150 agricultores e mais de 300 hectares de regadio e que permite uma gestão controlada e mais eficiente dos recursos hídricos.
E falamos também da homologação da minuta do contrato da empreitada da construção da barragem de Gebelim e da aprovação do despacho do projeto de execução da rede de rega do aproveitamento hidroagrícola do planalto Vilar Chão/Parada, pela Ministra da Agricultura.
O processo para a construção da nova barragem e para a criação do novo perímetro de rega no concelho conheceu mais um importante avanço a sua execução iniciará ainda este ano.
Recorde-se que, dos 69 milhões de euros inscritos no Plano Nacional de Regadios, cerca de 30 milhões foram já investidos em Alfândega da Fé. Um valor que ascenderá a mais de 50 milhões com este novo investimento da construção da barragem de Gebelim e do aproveitamento hidroagrícola do planalto Vilar Chão/Parada.