A formação parental – Escola de Pais .NEE- projeto desenvolvido pela Associação LEQUE e que contou com o apoio do Município de Alfândega da Fé foi reconhecido como tendo um elevado potencial de empreendedorismo social e recebeu a certificação ES+. Trata-se de um selo que visa reconhecer as boas práticas de inovação e empreendedorismo social. Uma distinção que aconteceu no âmbito da conferência sobre o “Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em lisboa.
O Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social é um projeto de pesquisa no terreno, que mapeia as iniciativas de empreendedorismo social, procurando a criação de conhecimento. Uma iniciativa da responsabilidade dos Institutos de Empreendedorismo Social e Padre António Vieira, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação EDP, IAPMEI e INSEAD.
Este projeto permitiu identificar e caracterizar iniciativas de norte a sul do país, sendo que das mais de 4 mil identificados apenas 130 foram selecionadas e reconhecidas como de alto potencial de inovação e impacto social. Destes 2 são de Alfândega da Fé e promovidas pela Associação LEQUE. Para além da formação parental também o projeto EKUI - primeira linha de material lúdico didático inclusivo- foi distinguido durante a conferência. Esta distinção assume-se como o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela LEQUE e pode constituir-se como um importante meio para reforçar e aumentar a capacidade de resposta e implementação destes ou novos projetos. Um reconhecimento das soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas pela Associação visando dar resposta a problemas importantes mas muitas das vezes negligenciados pela sociedade.
Os projetos foram compilados num livro, servindo como uma plataforma de consulta para investidores, que vejam no empreendedorismo social uma oportunidade de mudar a sociedade através de um investimento de dimensão social. Para a Presidente da Associação, Celmira Macedo, " o selo ES+ de inovação social servirá para cativar mais parceiros e investidores na disseminação da Escola de Pais.NEE e implementação no mercado da marca EKUI".