Exposição de Isabel Sá 'Frol de la Lhana' vai estar patente no Centro de Interpretação do Território de Sambade

03 Mai '24

Isabel Sá apresenta um conjunto de peças desenvolvidas com o uso de matérias primas regionais, com características culturais e significativas do ponto de vista territorial e social, além de utilitárias, estéticas e artísticas. Durante a quarentena montou o seu atelier em casa e ligou-se ao mundo, fez formação com artistas têxteis de vários países. O gosto pela natureza dos materiais e as suas possibilidades criativas, assim como o conhecimento das bases técnicas da lã, movem o seu sentido pedagógico na sensibilização das pessoas para a utilização das lãs e em simultâneo dos produtores na seleção genética dos animais, para o aumento da qualidade da mesma.

Frol de la Lhana - a flor da lã - o florir deste projeto que transforma a lã de ovelha Churra Galega Mirandesa e outras raças autóctones portuguesas em painéis e esculturas coloridas, tingidas também, com flora do território. A paisagem é o mote que enquadra toda a individualidade dos habitantes do reino vegetal e animal e de onde extrapolam um conjunto de relações simbióticas, que Isabel Sá pretende imperativamente conservar, inventariar e divulgar.

A sua relação com a lã evidencia o reconhecimento da sua importância e presença na memória colectiva das comunidades, imputa responsabilidade e acompanha a formação das suas peças, partindo da seleção do material até à sua conclusão. A escultura em feltro vem dar corpo e volumetria a este projeto bonito - “LHANA” -homenageando a língua oficial da origem da churra galega mirandesa, focado na preservação e sustentabilidade do potencial da fibra natural da lã e o uso de técnicas artesanais.

A exposição vai estar patente no Centro de Interpretação do Território a partir do dia 09 de maio até ao dia 11 de agosto. A inauguração da exposição será no dia 09 de maio, pelas 10h00, para o público em geral e contará com os alunos da Universidade Sénior de Alfândega da Fé. Durante a tarde irão decorrer oficinas com a artista para as turmas do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé.

342524020_610267491023449_3252454893699820023_n
342684074_782231400124251_8029258971204290743_n