Mais de uma centena de técnicos, responsáveis de instituições, educadores e professores reuniram-se na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, empenhados em “Traçar Caminhos Para a Proteção de Crianças e Jovens”. Em causa o seminário dedicado ao tema, organizado pela CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alfândega da Fé. Um dia de trabalho que teve como principal objetivo a partilha de experiências, mas também o aprofundar de conhecimentos e o apontar de soluções para quem lida, diariamente, com a problemática das crianças e jovens em risco. Em análise estiveram temas como:” “ Os sinais indicadores de maus tratos na infância: como agir?”, “A exposição de crianças e jovens à violência interparental: Desafio da intervenção com vítimas indiretas” ; “Papel da Escola na sinalização de crianças e jovens em risco”; “um olhar sobre a lei de promoção e proteção”, “Educar para melhor cuidar” e o “Estado do Sistema Nacional de Saúde VS a proteção de crianças e jovens”,
No final uma constatação é preciso investir e atuar cada vez mais no campo da prevenção, na educação e formação de modo a evitar situações de risco. O seminário contou com a presença de oradores como o Presidente da Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, do Bastonário da Ordem dos médicos, de especialistas e técnicos que lidam diretamente com crianças e famílias em risco, numa jornada que pretendeu contribuir para promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens.
Este é também um dos principais objetivos das CPCJ’s. Trata-se de” instituições oficiais que visam promover os direitos da criança e jovem e prevenir ou por termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.” Em Alfândega da Fé a CPCJ funciona nas instalações dos Serviços de Ação Social do Município ( por cima do tribunal) tem a trabalhar em permanência um técnico e é composta por 9 elementos na modalidade restrita. Representantes de instituições como a Câmara Municipal, Segurança Social, Saúde, Educação, GNR e sociedade civil.