André Carrilho vai expor na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues

19 Jun '24

Exposição “Panoramas” abre ao público a 4 de julho

A próxima exposição da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues apresenta “Panoramas” do artista gráfico André Carrilho. A mostra vai estar patente na Galeria Manuel Cunha, de 4 de julho a 29 de setembro, com entrada livre.

“Panoramas” conta com 28 obras, maioritariamente de cartoon e desenho editorial, e reúne trabalhos, publicados em Portugal e nos EUA, que sintetizam tanto épocas e narrativas específicas, como grandes intervalos de tempo, procurando clareza na interligação de acontecimentos, de personalidades e de conceitos, da cerimónia dos Óscares ao 11 de Setembro, da história do jornal mais antigo de Portugal, à pandemia de covid-19.

Esta exposição resulta de uma parceria com a Câmara Municipal da Amadora que cedeu as obras da sua reserva cultural. “Panoramas” vem substituir a Exposição Coletiva “Círculo Artístico e Cultural Artur Bual - Homenagem ao Mestre Escultor Laranjeira Santos” que poderá ainda ser visitada até 30 de junho.

Sobre André Carrilho

"André Carrilho (Amadora, 1974), numa carreira de mais de 30 anos como artista gráfico, já foi galardoado com mais de 100 distinções nacionais e internacionais e já viu o seu trabalho exposto em Portugal, Espanha, Brasil, França, China e EUA. Em 2002 foi galardoado com o prémio Gold Award para Portfolio de Ilustração pela Society for News Design (EUA), um dos mais importantes prémios de ilustração a nível mundial.

Em 2015 foi o primeiro cartoonista português a vencer o Grande Prémio do World Press Cartoon.

O seu trabalho já foi publicado numa extensa lista de publicações internacionais, que inclui The New Yorker, The New York Times, Vanity Fair, The New Statesman, Los Angeles Times, New Republic, The Independent on Sunday e Neue Zurcher Zeitung. Desde 2009 é o cartunista residente do jornal Diário de Notícias. Em 2021 foi galardoado com o Gold Award pela Society of Illustrators (EUA), o Grand Prix no Hiii Illustration (China) e o Prémio Nacional de Ilustração (Portugal), com o livro infantil A Menina com os Olhos Ocupados. André Carrilho vive e trabalha em Lisboa."

cartaz panoramas de André Carrilho