Mais de duas centenas de participantes no Festival PAN em Vilarelhos

30 Jul '24

Foi um fim de semana preenchido na aldeia de Vilarelhos. Nos dias 26, 27 e 28 de julho, mais de duas centenas de pessoas rumaram à Aldeia da Poesia para participar na 6ª edição do Encontro e Festival Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural.

Nestes três dias dedicados à cultura, 30 poetas e prosadores, 16 artistas plásticos, 7 grupos musicais e 5 associações de cultura, património e ambiente protagonizaram o programa diversificado que este ano quis recordar os 50 anos do 25 de abril. Nos espaços e edifícios públicos que estão fechados, como a antiga escola primária, 8 exposições de vários artistas, estiveram disponíveis para visitação, dando nova vida a um território cada vez mais envelhecido.

Em 2023, Vilarelhos converteu-se na Aldeia da Poesia, tendo inaugurado um roteiro de poesia ao ar livre, com 10 poemas de vários escritores, que este ano foi aumentado com mais uma dezena de poemas, em português e castelhano já que este Festival privilegia o intercâmbio com Espanha, onde o PAN já conhece 21 edições.

A iniciativa regressa em 2025 para consolidar a presença deste encontro na freguesia e reforçar o nome “Vilarelhos, Aldeia da Poesia”.