Alfândega da Fé tem um novo espaço de fruição da natureza dedicado à micologia

04 Out '24

Parque Micológico de Alvazinhos é inaugurado no próximo dia 16 de outubro

O Dia Mundial da Alimentação, que se assinala a 16 de outubro, foi a data escolhida para abrir ao público um novo espaço de fruição da natureza no concelho de Alfândega da Fé. Trata-se do Parque Micológico, situado na mata municipal de Alvazinhos, dedicado à micologia e um local de excelência para a descoberta de cogumelos e também de espécies autóctones de flora e fauna.

A Mata Municipal de Alvazinhos, reconverteu-se num parque dedicado à micologia. Graças a uma intervenção alargada, financiada através do programa Compete2020/REACT-EU, foi possível requalificar a mata e criar infraestruturas de apoio ao visitante, já que de acordo com Eduardo Tavares, Presidente da Câmara Municipal, “O Parque Micológico de Alvazinhos é um novo espaço de atração turística no concelho de Alfândega da Fé. Os amantes da natureza, os aficionados da micologia e todas as pessoas que gostem ou procurem conhecer melhor as espécies de cogumelos, têm aqui o local ideal para o fazer. Ao longo do tempo vamos replicar Passeios e Workshops de Micologia, bem como outras iniciativas, dedicadas às Escolas e o público geral, para dinamizar e dar a conhecer este importante espaço natural do nosso concelho, educando e sensibilizando os mais jovens para a importância da conservação de espécies autóctones e para a sustentabilidade do meio ambiente.”.

São cerca de 45 hectares com quatro bosques distintos, onde abundam espécies de árvores autóctones como o sobreiro, a azinheira, o pinheiro bravo, o castanheiro, o carvalho, entre outras, e que são o habitat natural de várias espécies de fauna e micológicas. O local possui 2,8 km de percurso interno, que se encontra devidamente sinalizado, e duas zonas de lazer e fruição da natureza, que convidam à descoberta deste incrível local. Para complementar foi também criado o centro interpretativo da micologia, pensado para a realização de atividades de dinamização do parque.

Todos os pontos de maior interesse estão assinalados e dispõem de placas informativas, contudo os visitantes terão ao seu dispor a opção de fazer um tour virtual pelo parque. Através da tecnologia é possível visitar o parque ao mesmo tempo que, em realidade aumentada, acedem a informação sobre as espécies de cogumelos que poderão encontrar em cada bosque. Uma inovação introduzida para que o parque seja um local atrativo para todos, complementando as opções disponíveis para conhecer e desfrutar do local.

Os cogumelos são um produto de excelência na gastronomia, e são várias as espécies selvagens que se podem encontrar no Parque Micológico de Alvazinhos, mas há outras tantas com as quais é preciso tomar precauções. Isso mesmo vai ser explicado no próximo dia 16 de outubro, num Passeio Micológico, dirigido a alunos do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, que vem complementar o plano curricular das turmas nesta matéria e marcar a inauguração do Parque Micológico.

No programa deste dia está também agendado um showcooking com degustação de cogumelos e a plantação de uma árvore autóctone, que assinalará a abertura deste novo espaço ao público. A inauguração do parque acontece no dia 16 de outubro, às 10h, e será presidida pela Diretora Regional do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), Sandra Sarmento.

insta