Igualdade é mote para uma semana de iniciativas em Alfândega da Fé

16 Out '24

De 18 a 24 de Outubro, Alfândega da Fé comemora a Igualdade com uma semana de atividades alusivas à temática. As iniciativas, promovidas pelo Município de Alfândega da Fé, em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé (LACSAF), estão integradas nas Comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, que se assinala a 24 de Outubro.

À semelhança de anos anteriores, serão dinamizadas várias atividades que envolvem toda a comunidade, desde o Agrupamento de Escolas, Universidade Sénior e outras associações e instituições locais, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade e importância da igualdade na esfera pessoal, profissional, social e cultural.

Entre as atividades previstas, consta a leitura do livro «Amor de Várias Cores», das autoras Cristiana Carvalho e Criziany Felix, às turmas de 4º ano e da Universidade Sénior. Um conto infanto-juvenil, que aborda temáticas como a identidade de género, o direito à igualdade e o respeito à dignidade.

O título do livro "Amor de várias cores" serviu de inspiração e foi o mote escolhido para esta campanha, que pretende sensibilizar a comunidade para uma visão multicolorida da vida, essencial ao exercício da cidadania, ao respeito, à diversidade e às diferentes formas de se expressar o amor. Neste sentido, foi lançado o desafio às associações e instituições locais para que iluminassem os seus edifícios, durante os dias que integram a semana da igualdade, com uma cor do arco-íris. Por sua vez, as crianças de 4º ano e os frequentadores da Universidade Sénior, vão colorir bancos do jardim municipal, utilizando também as cores do arco-íris.

Associado ao tema, a 24 de outubro, Dia Municipal da Igualdade, a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé vai lançar nas redes sociais a “Lente da Igualdade” uma campanha fotográfica que tem como objetivo despertar consciências para o tema da Igualdade.

A4 Papel de Carta Arco-íris Divertido Colorido