Alfândega da Fé distinguida pela terceira vez com o Prémio Município Viver em Igualdade da CIG

17 Out '24

O Município de Alfândega da Fé foi distinguido com o Prémio Município Viver em Igualdade, promovido pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. A autarquia alfandeguense vai receber pela terceira vez esta distinção, que acumula com mais duas menções honrosas de edições anteriores, numa cerimónia que acontecerá no próximo dia 24 de outubro, em Vila de Rei.

De acordo com a Vice-Presidente da Câmara Municipal, Maria Manuel Silva, “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com esta distinção. É a terceira vez que o Município de Alfândega da Fé é reconhecido como uma autarquia promotora de boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas, o que vem consolidar o nosso compromisso com estes importantes valores. Estamos empenhados em que assim seja, sensibilizando a nossa comunidade para a necessidade e importância da igualdade na esfera pessoal, profissional, social e cultural, implementando medidas que concretizam estes princípios. Um trabalho que é feito em parceria com outras entidades locais, que promovem a igualdade e a não discriminação a nível local e regional, como é o caso da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, e que muito contribuiu para sermos novamente galardoados com o Prémio Município Viver em Igualdade.”

Sobre esta temática, Alfândega da Fé desenvolveu, ao longo da última década, cerca de uma centena de iniciativas e medidas com o objetivo de integrar a perspetiva de igualdade nas práticas da autarquia e na comunidade onde se insere, em articulação com a instituições locais, parceiras nas ações desenvolvidas. Este ano, de 18 a 24 de outubro o Município de Alfândega da Fé promove a Semana da Igualdade com um conjunto de iniciativas de promoção e sensibilização para estas temáticas.

A renovação deste reconhecimento por parte da CIG vem reforçar a importância do trabalho que o município faz diariamente nas áreas da igualdade e da inserção social, contribuindo, desse modo, para uma sociedade mais justa e igualitária.

Recorde-se que o Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela CIG desde 2012/2013, biénio da 1ª Edição, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação. Este galardão visa distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.