Falar de saúde e cidadania através das histórias e das personagens que vivem dentro delas. Foi assim no Auditório da Casa da Cultura, num encontro das crianças do concelho com a escritora Manuela Mota Ribeiro. Uma sessão organizada pela equipe de Saúde Escolar de Alfândega da Fé e que contou com o apoio da Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas.
As crianças do primeiro ciclo do ensino básico, do pré-escolar e infantário da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé assistiram à apresentação de algumas das obras de Manuela Mota Ribeiro. A escritora foi dando a conhecer as personagens que habitam os seus livros e falou de temas como a higiene oral, alimentação ou civismo. Os meninos e as meninas ficaram a conhecer Kiko, o dentinho de leite, a Girafritznaprende, o Edmar o passarinho albino, entre outros. Piolhex foi o protagonista da sessão, com a autora a contar a história do piolho pequenino, com as seis patas mais velozes do Planeta Capitex. Curioso e destemido, achava que era o melhor e o mais esperto de todos os piolhos! Um dos seus sonhos era conhecer um planeta diferente, e ele sabia que, para tal, bastava agarrar-se a um cachecol, a um chapéu ou a um pente… mas queria fazê-lo de uma forma original. Infelizmente não tinha asas para poder voar…
Com esta história a autora pretende sensibilizar e esclarecer o público sobre a pediculose, contribuindo assim para prevenir uma das parasitoses que mais afetam as crianças em idades pré-escolar e escolar. Aliás toda a obra de Anabela Mota Ribeiro assume essa componente d educação para a Saúde e cidadania. Manuela Mota Ribeiro é uma ex-médica fisiatra, ex-professora universitária que se retirou de ambas as profissões, para se dedicar exclusivamente à edição/criação de livros infantis de carater didático pedagógico, focando assuntos tão díspares como a alimentação, o bullying, os cuidados da higiene oral ou o civismo dos habitantes das cidades.