Iniciativa vai ser complementada com demonstração de equipamentos para a apanha mecanizada e concurso das variedades judia e longal
No próximo dia 3 de novembro, o Município de Alfândega da Fé promove a 10ª edição do Seminário da Castanha. Uma iniciativa que reúne especialistas do setor para apresentar técnicas e novidades sobre a fileira da castanha, que será complementada com a demonstração de equipamentos para a apanha mecanizada e com a realização da 6ª edição do Concurso da Castanha.
A produção de castanha no concelho de Alfândega da Fé vai ser o tema central do Seminário. A iniciativa, promovida pelo Município de Alfândega da Fé, em parceria com a Junta de Freguesia de Sambade, terá lugar no Centro Tecnológico de Sambade (Casa do Povo), às 15h30, mas será antecedida, durante o período da manhã, por uma demonstração, no terreno, de equipamentos para a apanha mecanizada da castanha e tratamentos para as doenças do castanheiro.
Através desta iniciativa, o Município de Alfândega da Fé reúne técnicos e entidades especializadas no setor e produtores do concelho, num espaço de debate e partilha de experiências e conhecimento sobre o souto e a produção de castanha.
VI Concurso da Castanha vai premiar variedades judia e longal
No mesmo dia, decorre também a 6ª edição do Concurso da Castanha. Uma iniciativa destinada aos produtores do concelho de Alfândega da Fé que pretende premiar a melhor castanha do concelho, das variedades judia e longal.
Os produtores interessados em participar no concurso devem entregar as amostras de 5kg de castanha dessas variedades até às 12h30 do dia 3 de novembro, na Casa do Povo de Sambade.
O objetivo deste concurso passa pela valorização e promoção deste produto tão importante na economia local, incentivando e melhorando a sua produção. Todos os participantes no concurso vão receber castanheiros híbridos.
Com estas iniciativas a autarquia reforça o seu compromisso de valorização do território e de promoção das suas potencialidades económicas, reconhecendo a importância da produção de castanha na economia das localidades situadas na Serra de Bornes.