Município de Alfândega da Fé dedica semana de atividades ao Mestre José Rodrigues

22 Out '24

De 21 a 28 de outubro, o Município de Alfândega da Fé realiza um conjunto de atividades culturais e artísticas que evocam a vida e obra do Mestre José Rodrigues. Uma forma de homenagear este grande nome das artes, com raízes alfandeguenses, que empresta o nome ao principal espaço cultural do concelho.

A Semana do Mestre inclui as oficinas de arte “Zé dos Bonecos” e “Bem-vindo Mestre”, inspiradas no percurso artístico do Mestre, promovidas pelo projeto C.O.M. José Rodrigues, que são dirigidas às crianças do pré-escolar e dos 1º e 2º ciclos do concelho.

No dia 26 de outubro, a proposta é de visitação aos principais locais de Alfândega da Fé ligados à vida e obra de José Rodrigues. Uma visita guiada por Ágata Rodrigues, filha do Mestre, de participação gratuita.

A Semana do Mestre José Rodrigues culmina com a celebração do seu 88º aniversário de nascimento, num evento que vai reunir várias personalidades ligadas ao seu percurso e às artes e cultura numa mesa redonda, nomeadamente, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, Laura Castro, Professora na Escola das Artes da Universidade Católica, Helena Mendes Pereira da Zet Gallery e da Fundação Bienal de Cerveira, e que será encerrado pelo Vice-presidente da CCDR Norte, Jorge Sobrado.

José Rodrigues é uma indiscutível referência no mundo das artes, tendo encontrado na história e lendas de Alfândega da Fé inspiração para diversas obras, das quais o Município muito se orgulha. É o caso, por exemplo, dos painéis de azulejos no Mercado Municipal, alusivos à Lenda dos Cavaleiros das Esporas Douradas e ao Mártir São Sebastião. Com a iniciativa Semana do Mestre o Município de Alfândega da Fé presta-lhe a devida homenagem, pelo seu percurso e legado.

Sobre José Rodrigues

Luanda, 28 de outubro de 1936 – Porto, 10 de setembro de 2016

Nasceu em Luanda mas viveu parte da sua infância em Alfândega da Fé, terra natal dos seus pais. Formou-se em Escultura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, em 1963. Foi co-fundador da Cooperativa Árvore e professor de Belas Artes, no Porto. Esteve ligado a movimentos culturais e artísticos de vanguarda no seu tempo e foi o grande promotor da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, em 1978.

Em 1994, foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Ao longo da sua brilhante carreira recebeu vários prémios e participou em várias exposições individuais e coletivas, e nas principais mostras de arte por todo o Mundo

Da sua autoria fazem parte obras escultórias emblemáticas, como o Cubo da Ribeira do Porto e a Pietá na Sé Catedral de Bragança. Para além da escultura, José Rodrigues também se dedicou à ilustração para livros de escritores e poetas como Eugénio de Andrade, Jorge de Sena, Vasco Graça Moura e Albano Martins. Produziu cerâmica, medalhas e realizou cenografias para distintas companhias de teatro portuguesas e espanholas. Colaborou com a Câmara Municipal do Porto para desenhar o cenário da cerimónia de classificação da Cidade do Porto como Património da Humanidade.

Empresta o nome ao maior espaço cultural de Alfândega da Fé, a Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, e é possível encontrar nesta vila, que tantas vezes lhe serviu de inspiração, várias obras da sua autoria. Em sua homenagem, a autarquia dedica-lhe comemorações póstumas do seu aniversário natalício.