Alfândega da Fé acolheu, nos dias 22, 23 e 24 de abril, a 5ª edição do Fórum Internacional de Estudos Globais (FIEG), uma iniciativa organizada pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta, em parceria com o Município de Alfândega da Fé e várias instituições académicas internacionais.
Com o maior programa de sempre, o FIEG 2025 reuniu cerca de 60 oradores e investigadores provenientes de diferentes partes do mundo distribuídos por 18 painéis. Sob o mote das figuras construtoras da globalização, o encontro proporcionou um espaço de reflexão e debate sobre o impacto de personalidades e instituições no processo da globalização.
O evento foi, ainda, palco de um momento relevante e histórico para o concelho de Alfândega da Fé: a assinatura de um protocolo entre a Universidade Aberta e o Município de Alfândega da Fé para a criação de um Polo de Cultura e Ciência. Este novo espaço, associado à Cátedra Mestre José Rodrigues tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de projetos científicos e académicos, reforçar a promoção cultural e contribuir para a captação de talento na região.
A edição de 2025 do FIEG foi acreditada como ação de formação para professores e profissionais de educação e cultura, reforçando o seu papel como evento académico e formativo de referência a nível internacional.