Sensibilizar, alertar, formar para uma área de extrema importância da atividade municipal. Estes foram os principais objetivos da VII Semana da Proteção Civil que decorreu em Alfândega da Fé de 14 a 18 de março. A iniciativa desenvolvida pelo Gabinete de Proteção civil em articulação com os diferentes agentes da proteção civil e outras instituições locais fez-se de diversas atividades. Ao longo da semana a população, com especial incidência na escolar, pode aprender técnicas de Socorrismo, numa ação ministrada pela delegação da Cruz Vermelha de Alfândega da Fé e os alunos da EB1 de Alfândega da Fé vestiram, por um dia, a farda de agentes da autoridade numa ação que teve como principal objetivo mostrar como decorre uma ação de fiscalização da GNR. Houve também espaço para uma sessão sobre “Consumos Nocivos”, a cargo da equipe de Saúde Escolar de Alfândega da Fé e outra em que os GIPS-Grupo De Intervenção Proteção e Socorro - deram a conhecer o seu trabalho e missão. O Quartel dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé foi palco de uma demonstração e exercícios de salvamento em grande ângulo.
O encerramento da Semana da Proteção Civil coincidiu também com o último dia de aulas, mas a chuva obrigou a alterações na programação. A deslocação prevista para a freguesia de Sambade foi cancelada, com a maioria das atividades a decorrerem nas instalações da EB2,3S de Alfândega da Fé. Foi aí que os alunos puderam assistir à demonstração de meios de vários agentes da proteção Civil e foi também no recinto da escola que simbolicamente se assinalou o dia da árvore com a plantação de duas árvores.
Com a realização destas atividades o Município pretende alertar, sensibilizar e formar a população para áreas como a segurança, prevenção de incêndios ou medidas de autoproteção