Após a adesão ao Mayors Adapt Alfândega da Fé dá continuidade ao trabalho de adaptação e mitigação das alterações climáticas. Foi com este objetivo que teve lugar na sede do concelho uma reunião que juntou responsáveis de instituições locais e regionais que em conjunto analisaram e debateram as principais vulnerabilidades neste campo e as medidas de adaptação e mitigação a implementar.
Recorde-se que o Mayors Adapt foi lançado em Março de 2014, no âmbito da iniciativa "Pacto de Autarcas", centrando-se em medidas de adaptação às alterações climáticas e é a primeira iniciativa, à escala europeia, lançada para apoiar cidades, regiões e administração local em ações de adaptação às alterações climáticas. Para além de apoiar os objetivos globais da estratégia da União Europeia de adaptação às alterações climáticas, que visa tornar a Europa mais resistente ao clima, as cidades que aderem ao Mayors Adapt aceitam elaborar estratégias de adaptação locais ou integrar as ações desenvolvidas ou a desenvolver em planos de ação.
O Município de Alfândega da Fé está a desenvolver a sua estratégia de adaptação às alterações climáticas, a reunião com os parceiros locais foi mais um passo nesse sentido. A sessão teve início com uma apresentação da análise prospetiva realizada e das medidas elencadas para colmatar as vulnerabilidades identificadas.
Na segunda parte os participantes foram distribuídos grupos de trabalho, que se debruçaram sobre medidas nos seguintes setores:
Energia / Biodiversidade
- Agricultura, Florestas e Recursos Hídricos
- Governação e ordenamento de território / Transportes
- Saúde / Turismo / Financeiro
Nesta reunião pretendeu-se assegurar a participação e o envolvimento de todos os presentes e obter junto dos parceirostestemunhos e opiniões relevantes para o tema, de modo aagregar contributos face às medidas de adaptação e implementação sugeridas.
Consulte aqui as principais conclusões desta primeira reuniãoRelatório 1ª Reunião Parceiros Locais