O Dia da Floresta Autóctone vai ser celebrado em Alfândega da Fé com uma ação direcionada à comunidade Escolar. A ideia é sensibilizar os mais novos para a importância da conservação das florestas constituídas por espécies originárias dos territórios.
A ação “Pela Floresta Autóctone” arranca em Alfândega da Fé a 21 de novembro e estende-se, posteriormente, a outras escolas do distrito de Bragança. Promovida pela Palombar – Associação de Conservação da Natureza e de Património Rural – em parceria com os municípios e agrupamentos aderentes a iniciativa pretende envolver cerca de 15 alunos, entre os 10 e os 18 anos, de cada um dos municípios num conjunto de atividades que, além de os informar sobre estes ecossistemas, assentará na sua participação ativa na reflorestação do seu território, dando-lhes assim maior domínio sobre o meio ambiente que os rodeia.
Vai ser assim em Alfândega da Fé com um dia inteiramente dedicado à floresta autóctone. Um grupo de alunos vai acompanhar e participar nas várias fases necessárias à conservação da Floresta autóctone. Para além da componente formativa e teórica a ação engloba uma componente prática com os alunos a participarem numa ação de reflorestação. Os jovens vão plantar pela sua própria mão algumas árvores de espécies autóctones.
A Palombar estima que no final desta ação tenham sido plantadas 500 árvores autóctones no distrito de Bragança .
PROGRAMA Alfândega da Fé, 21 de Novembro :
- 9:00 - 10:30: Conhecendo a floresta autóctone10:30 – 11:00: Intervalo
- 11:30 – 13:00: Semeando a floresta autóctone
- 13:00 – 14:00: Almoço
- 14:00 – 14:30: Deslocação de autocarro até uma floresta autóctone
- 14:30 – 16:30: Plantando uma floresta
- 16:30: Viagem de regresso à escola