Já é conhecida a nova data para a realização da Marcha Solidária Contra a Violência Doméstica. A iniciativa vai realizar-se a 30 de novembro, pelas 13h30, depois de ter sido cancelada a sua realização no passado dia 25 de novembro, resultado das condições atmosféricas adversas que se fizeram sentir.
A Marcha Solidária contra a Violência Doméstica surge no âmbito das comemoração do Dia Internacional para a Eliminação de todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, que se assinalou a 25 de novembro.
Esta data assume-se como uma forma de alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
A efeméride assinala-se há 17 anos, desde que em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Violência contra as Mulheres (Resolução 54/134) e convidou os governos, organizações internacionais e ONG a organizarem atividades nesse dia, como forma de chamar a atenção do público para o problema.
A escolha deste dia tem por base a data em que, em 1960, as três irmãs Mirabal, ativistas políticas na República Dominicana, foram brutalmente assassinadas a mando do ditador Rafael Trujillo.
A partir daí, 25 de novembro passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
Organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em parceria com o Agrupamento de Escolas e a UMAR-União de Mulheres Alternativa e Resposta-, a Marcha vai ter início no agrupamento de Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé com passagem pela Segurança Social, Centro de Saúde e vai terminar junto da Câmara Municipal.
Junte-se à marcha solidária e Dê a Cara por esta causa !