Valorizar e divulgar a gastronomia e produtos locais foi o objetivo deste concurso que desafiou os habitantes do território que integra a reserva da Biosfera da Meseta Ibérica a apresentarem receitas tradicionais do território.
Feita a seleção das receitas e a apresentação dos pratos, confecionados por um chefe português- Marco Gomes- e um espanhol-David Berrocal ,o próximo passo é a edição de um livro, com os dois menus vencedores de cada uma das Reservas da Biosfera e ainda um documento eletrónico, onde vão constar todas as receitas que se apresentaram a concurso.
O concurso foi promovido pelo ZASNET -Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça – durante o mês de novembro. Das receitas apresentadas foram selecionadas 8 que correspondem a dois menus completos. Receitas tradicionais às quais os Chefes adicionaram o toque pessoal, menus onde as carnes e produtos autóctones ganham destaque e que sabem à Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer e valorizar o território e as suas marcas identitárias.
Recorde-se que a Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica abrange o território das regiões do Nordeste Transmontano em Portugal e de Zamora e Salamanca, em Espanha. Com 1.132.606 hectares esta reserva engloba os municípios de Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais, 48 municípios da província de Zamora e 27 municípios da província de Salamanca.
Esta área foi oficialmente classificada pela Unesco como Reserva da Biosfera em junho 2015. Um reconhecimento que se assume como um selo de excelência, atribuído a um território onde a simbiose entre o Homem e a Biosfera é plena.
A Meseta Ibérica é a 15ª Reserva da Biosfera Transfronteiriça no mundo e a segunda em Portugal, sendo que, das 631 Reservas da Biosfera da UNESCO, apenas 14 são transfronteiriças.
Listagem Das 10 Receitas Vencedores Do Concurso “Receitas Da Biosfera Meseta Ibérica”
1º MENU
1º Prato - Xixos de porco Bísaro com couve guisada, de Elsa Santos, Vinhais
2º Prato - Vitela mirandesa campestre, de Teresa Rijo, Miranda do Douro
Sobremesa -Tarta de manzana y castaña, de María Jesús Rodríguez García, Robleda, Zamora
Tapa - Tapa de outono, de António Rosado, Bragança
2º MENU
1º prato - Garrotes no pote de ferro, de Maria José Rodilhão, Vimioso
2º Prato - Filete con Salsa de hongos, de María Antonia Pordomingo, Tudera de Sayago, Zamora
Sobremesa - Bolo de amêndoa de Alfândega, de Ana Margarida Duque, Alfândega da Fé
Tapa - Empadinha ibérica, de Daniel Almeida, Bragança
O Júri premiou ainda mais duas receitas, totalizando as 10 vencedoras
1º prato -Guiso de Bandujino, de María del Carmen Fidalgo López
1º prato - Caldo Sanabrés, de María Goncales Correa