Vai ser apresentado, no próximo dia 24 de janeiro, em Alfândega da Fé o projeto Netefficity. Trata-se dum projeto demonstrador que vai lançar em Portugal um conceito inovador de comunidade sustentável com a criação das Comunidades S.
O Netefficity vai funcionar, nesta primeira fase, em dois municípios portugueses. Alfândega da Fé é um dos concelhos selecionados para testar e demonstrar os benefícios ambientais, económicos e sociais deste conceito inovador.
Para além de questões relacionadas com a eficiência energética em edifícios municipais, o projeto destina-se também aos munícipes oferecendo-lhes uma solução de gestão de energia para as suas casas, assente na partilha de energia. O objetivo é possibilitar que a energia produzida nos edifícios municipais, através de fontes renováveis, seja partilhada com outros edifícios ou casas nos períodos em que os edifícios públicos não têm tantas necessidades energéticas.
A ideia é proporcionar a redução da fatura energética ao mesmo tempo que se abre caminho para a autossuficiência neste campo.
O Netefficity é cofinanciado pelo Programa Operacional Competitividade, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER e resulta da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficiência energética da Virtual Power Solutions, lider do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples
Apresentação|24 de janeiro|17h30 | Biblioteca Municipal
Programa:
- 17h30 | Abertura da Sessão
Berta Nunes, Presidente da Câmara de Alfândega da Fé
- 17h45 |Apresentação do Projeto NetEffiCity
A criação de comunidades de energia sustentáveis e o contributo das novas tecnologias de informação
18h30 | Agência de Energia de Trás-os-Montes
Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local - O caso da IP de Alfândega da Fé
- 18h45 | Sessão para Esclarecimentos