O Feriado Municipal de Alfândega da Fé foi momento de homenagear cidadãos que nos últimos 40 anos contribuíram para o desenvolvimento do concelho. No dia em que Alfândega celebrava 713 anos da atribuição da primeira Carta de Foral, a autarquia prestou homenagem a todos os presidentes das Juntas e Uniões de freguesias do concelho. Na ceremónia, evocativa dos 40 anos do poder local democrático, foi também lançado um livro da autoria de Francisco José Lopes e inaugurada uma exposição que destaca o papel do poder local na construção do concelho.
Durante a cerimónia os homenageados foram agraciados com uma recordação destas comemorações e foi descerrada uma placa evocativa dos 40 anos do poder democrático local. Esta placa está agora no edifício da Câmara Municipal, numa homenagem simbólica aos homens e mulheres que desempenham ou desempenharam funções autárquicas nos últimos 40 anos no concelho. As comemorações contaram também com a apresentação do livro “Alfândega da Fé 40 Anos de Poder Local Democrático”, da autoria de Francisco José Lopes, historiador alfandeguense que tem focado o seu trabalho de investigação em Alfândega da Fé, contando já com a publicação de diversas obras histórico-documentais sobre o concelho. O livro empresta o título à Exposição “Alfândega da Fé 40 Anos de Poder Local Democrático”. Uma compilação fotográfica das obras e investimentos mais emblemáticos do concelho realizadas nas últimas 4 décadas.
Durante a manhã cumpriu-se a sessão solene do hastear da bandeira nos Paços do concelho e o desfile da Banda Municipal de Alfândega da Fé. O Feriado Municipal celebrou-se pelo segundo ano consecutivo a 8 de maio, data que assinala a atribuição da Carta de Foral pelo Rei D. Dinis, em 1294.