Norberto da Veiga apresentou no passado dia 13 de junho, na Biblioteca Municipal, o livro “Escritas do Nordeste – Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos”. Uma compilação de textos que redigiu nos últimos 4 anos sobre autores da região, entre os quais o alfandeguense Francisco José Lopes.
Publicado pela Lema D’Origem Editora e apoiado pelo Município de Alfândega da Fé, o livro apresenta uma análise crítica de quinze textos de nove autores transmontanos: António Sá Gué, António Tiza, Ernesto Rodrigues, Fernando Mascarenhas, Francisco Niebro (Amadeu Ferreira), Hélder Rodrigues, Tiago Patrício, Carlos D’Abreu e Francisco José Lopes.
Este livro é o primeiro do autor apesar da sua intensa atividade de escrita, para a imprensa regional ou prefaciando obras de outros autores. Norberto da Veiga é professor no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e também ele transmontano como os autores que examina no livro.
A apresentação, a cargo do professor Francisco José Lopes, salientou as duas secções do livro, ou seja, os textos sobre a narrativa e sobre a poesia, enfatizando, ainda, as obras e os autores que foram objeto de análise por parte do crítico literário.
O autor começou por referir que não há escritores sem leitores, uma vez que só quem lê pode almejar a escrever. De seguida, elencou os propósitos que nortearam a elaboração da obra, asseverando que o desiderato que presidiu à compilação destes ensaios e recensões foi, como se lê no prefácio, uma tentativa de “construir um sentido”, alvo de todo o esforço de ler e, sobretudo, como se afirma no posfácio, dar a conhecer e divulgar, ou citando: “levar mais longe a escrita destes autores”. Este propósito encontra-se gizado na nota prévia que acompanha o livro.
A presidente do Município de Alfândega da Fé referiu que a Autarquia continua a apoiar a edição e lançamento de obras literárias no concelho, privilegiando autores locais e da região.