As obras no quartel dos Bombeiros de Alfândega da Fé estão prestes a começar. A sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé vai ser alvo de ampliação e remodelação, criando melhores condições aos soldados da paz.
Trata-se de um investimento de 350 mil euros, cofinanciados pelo Portugal2020/POSEUR, que resulta de uma candidatura efetuada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alfândega da Fé em colaboração com o Município. O objetivo é responder aos desafios da atualidade, como a igualdade de género, a eficiência energética, a proteção do meio ambiente, as acessibilidades e operacionalidade, ao mesmo tempo que se realiza uma obra há muito necessária.
A intervenção no quartel inclui a substituição da cobertura, a construção de uma sala de formação, a remodelação de camaratas masculinas e femininas, a implementação de sistemas de aproveitamento das energias renováveis para o funcionamento do edifício, como a produção de águas quentes sanitárias e de energia para autoconsumo. De forma a melhorar o conforto dos bombeiros a área de descanso passa para o piso superior e os serviços passam todos para o piso inferior.
A obra já foi adjudicada tendo já sido assinado o contrato e o auto de consignação. Muito em breve arrancará com o objetivo de ser concluída até ao final do ano.