Alfândega da Fé recebeu o primeiro fórum de debate sobre a importância e benefícios que os animais podem trazer para as culturas agrícolas e para o turismo da região. Uma iniciativa em parceria com a Ascendi e que juntou um conjunto diversificado de relevantes entidades, no dia 13 de setembro, no Auditório da Casa da Cultura.
Esta iniciativa surge na sequência da campanha de prevenção da sinistralidade animal, lançada pela Ascendi e que visa alertar a população para a importância dos animais nos ecossistemas, na agricultura e no desenvolvimento da região. Entre os palestrantes estiveram representantes do Parque Natural do Douro Internacional, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.).
A palestra foi precedida de um momento simbólico, a devolução de uma águia-de-asa-redonda (buteo buteo) ao seu habitat natural. O animal, ainda juvenil, foi encontrado ferido numa estrada e após tratamento e recuperação pôde agora regressar à natureza.
Este tema não é alheio ao município. A autarquia tem vindo a desenvolver projetos e a implementar medidas que visam a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade ambiental. No concelho de Alfândega da Fé há diversas espécies de animais e plantas, elementos que são caracterizadores do território e, por esse motivo, fatores de desenvolvimento local.