No Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que se assinala a 13 de outubro, a Equipa Municipal Proteção Civil em colaboração com o Gabinete de Segurança Higiene e Saúde no Trabalho foi à EB 1 de Alfândega da Fé explicar às crianças como devem reagir em caso de sismo. A iniciativa realizou-se pelo segundo ano consecutivo para relembrar o que deve ser feito antes, durante e depois de um terramoto.
A ação inseriu-se no exercício público de cidadania “A Terra Treme” promovido a nível nacional pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, como forma de sensibilizar a população para as atitudes a tomar aquando da ocorrência de um sismo. Daí que às 10h13, hora marcada para a “terra tremer”, os alunos fossem desafiados a pôr em prática os três gestos básicos de proteção em caso de sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
O exercício tinha o tempo estimado de um minuto e a nível nacional muitas foram as escolas e entidades que assinalaram o “Dia internacional para a Redução de Catástrofes” com a adesão ao “A Terra Treme”. Para além da realização deste simulacro, os alunos de Alfândega da Fé assistiram ao vídeo do Tinoni e Companhia: “Quando a Terra Treme”. Esta foi a forma encontrada de alertar e sensibilizar para a temática, promovendo a aprendizagem de como agir antes, durante e depois de um sismo.