Foi no lar de idosos da Fundação Manuel Joaquim Ochoa, nos Cerejais, que se simulou uma situação de incêndio com várias vítimas. O exercício serviu para testar os meios de socorro e resposta perante uma situação de incêndio num lar de idosos. Em causa estava um fogo que deflagrou na área da cozinha do lar e vitimou duas funcionárias, deixando encurralados três idosos com mobilidade reduzida num piso superior. Os 40 utentes deste lar foram evacuados em segurança.
A iniciativa, integrada no âmbito da VIII Semana da Protecção Civil de Alfândega da Fé, fez também parte do conjunto de ações que a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) desenvolveu durante o mês de março em todo o Distrito de Bragança. A operação em Alfândega da Fé envolveu mais de30 operacionais das diversas áreas, entre as quais Bombeiros Voluntários, GNR, Saúde e Protecção Civil.
Alfândega da Fé dedicou três dias à Proteção Civil, envolvendo diversas entidades do concelho que concorrem para a segurança e bem-estar da população. O programa incluiu demonstração de meios das várias forças, exercícios de salvamento em grande ângulo e sessões de sensibilização. O momento foi também aproveitado para trabalhar com as crianças as questões ambientais, assinalando-se a comemoração do Dia Mundial da Água e do Dia Mundial da Floresta, a 21 de março.