No dia 25 de setembro realizou-se, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alfândega da Fé, a sessão de divulgação dos resultados do projeto NetEffiCity, que teve início em 2016 mas cuja fase decisiva foi implementada no 1.º semestre deste ano.
O NetEffiCity é um projeto-piloto demonstrador que quer colocar os edifícios e os consumidores a partilhar energia entre si. Trata-se de um projeto progressista, com abordagens e técnicas inovadoras, que visa possibilitar a implementação de um sistema de gestão inteligente dos consumos energéticos, através de uma comunidade de partilha de energia. O principal objetivo desta iniciativa passa por aumentar significativamente a eficiência da gestão dos recursos disponíveis, incluindo recursos de produção distribuída de energia elétrica e a flexibilidade das cargas, através de programas de gestão ativa da procura - visando abrir os horizontes da legislação do setor da energia, de modo a possibilitar a criação de comunidades de partilha de energia.
Este projeto foi implementado em 3 municípios - Alfândega da Fé, Penela e Vila Real. Em Alfândega da Fé foi possível monitorizar os consumos de 4 edifícios municipais (Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e Mercado Municipal), nos quais se encontravam instalados painéis solares, e cujo excedente de energia elétrica produzida servia para partilhar pelos consumidores da comunidade que aderiu ao projeto experimental, obtendo assim redução da fatura de eletricidade e uma otimização dos consumos e das práticas de poupança.
Alfândega da Fé contou com 37 famílias participantes, das quais 21 receberam o Cloogy (dispositivo entregue para a monitorização do consumo associado a tomadas alétricas). Destas, 17 famílias utilizavam o dispositivo corretamente e apenas 4 famílias não utilizavam o dispositivo.
De acordo com os responsáveis do projeto, os benefícios que as famílias participantes tiveram, foram:
- acesso ao Kit Cloogy;
- otimização dos consumos e redução nas faturas de energia;
- participação num projeto inovador.
De salientar, que das 3 localidades participantes, Alfândega da Fé foi a que apresentou maior taxa de adesão. Este projeto está alinhado com a estratégia do Município em matéria de ambiente e sustentabilidade, pois o Município de Alfândega da Fé é o 8.º classificado nacional no ranking da sustentabilidade Eco-XXI e obteve a certificação ambiental (Norma ISO 14001:2015) da maioria dos serviços municipais.