No dia 29 de setembro realizou-se em Alfândega da Fé, no Santuário de Santo Antão da Barca, a primeira edição do Caminhão.
Em 2017 foi aprovada uma candidatura ao Portugal 2020 com o objetivo de promover a valorização turística do património natural da albufeira do Baixo Sabor. O "Caminhão" - Megacaminhada fotográfica insere-se no projeto "Caminhos do Sabor", levado a cabo pela Associação de Municípios do Baixo Sabor para promoção da marca "Lagos do Sabor".
O evento decorreu durante todo o dia com múltiplas caminhadas e passeios, atividades de aventura, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos. A iniciativa contou, ainda, com a tentativa de bater o Recorde do Guinness de selfies em cadeia. Faltaram apenas 12 participantes para atingir o objetivo do caminhão fotográfico. Mas, segundo a organização o mais importante era promover e dar a conhecer os Lagos do Sabor, objetivo que foi atingido.
A organização destaca a adesão a esta iniciativa, visto ter sido possível atrair visitantes para conhecer a paisagem natural criada com o enchimento da barragem do Baixo Sabor.
Os Lagos do Sabor são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis num albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor, que abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.