No passado dia 1 de fevereiro, o Primeiro-ministro, António Costa, visitou o Santuário de Santo Antão da Barca no âmbito da sua visita aos Lagos do Sabor. Numa breve passagem pelo concelho, António Costa, fez-se acompanhar pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética e pelo Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, bem como de vários Secretários de Estado ligados a estas pastas.
A Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, aproveitou a presença desta comitiva do Governo para mostrar as potencialidades do território em áreas como o turismo, a agricultura e os produtos locais e apresentar as principais dificuldades e necessidades sentidas por empresários, dirigentes e população local, no que toca a infra-estruturas, apoios e serviços. Berta Nunes, reforçou a importância de investimento para concretizar o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sabor e da criação de um acesso direto ao Santuário do Santo Antão da Barca através do IC5. Uma ligação que para a autarca é fundamental e urgente.
No plano da agricultura, a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé abordou a questão da utilização da água da albufeira do Sabor para regadio. Actualmente os agricultores podem utilizar a água em terrenos situados juntos à barragem, solicitando autorização junto da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, contudo a autarquia pretende estudar a possibilidade de usar a água em regadios coletivos, aumentando assim a área agrícola regada no concelho.
A visita do Primeiro-ministro abrangeu os quatro municípios do Baixo Sabor: Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo.
Recorde-se que os Lagos do Sabor são constituídos por cerca de 70 quilómetros navegáveis numa albufeira que resulta da construção da barragem do Baixo Sabor, com um grande potencial para a oferta turística. No concelho de Alfândega da Fé fica situado o denominado Lago dos Santuários.