No dia de Carnaval os alfandeguenses saem à rua para assinalar a data num desfile onde a tradição manda com alguma inovação á mistura. Nos últimos anos esta iniciativa junta cada vez mais participantes e visitantes nesta época de folia.
Tal como no ano anterior os festejos do Carnaval fazem-se de domingo a terça feira, dando aos foliões mais dias de diversão.
Dia 3 de março (domingo), a partir das 14h00, tem lugar o Cortejo de Entrudo. O desfile percorre as principais ruas da vila, associando não só as várias instituições do concelho, mas também a população e visitantes. Fernando Dias, um dos principais dinamizadores do desfile, mais uma vez introduz no desfile o seu saber fazer artesanal. No final do cortejo entra em cena “A Sentença do Galo Maltês”, uma peça de teatro levada a palco por um grupo participante no desfile.
Na segunda feira (dia 4) a animação está a cargo da Comissão de Festas do Mártir S. Sebastião, que preparou o tradicional Baile de Carnaval, juntando-se desta forma às comemorações do Entrudo em Alfândega da Fé.
A terça feira de Carnaval é assinalada com novo cortejo, tendo como principal atração a Queima do Entrudo, havendo ainda tempo para as Contradanças. Depois de tanta festa, o Entrudo é chamado a prestar contas e é “enterrado” até ao próximo ano.
A autarquia reforça aqui o papel da comunidade nas atividades de Carnaval, promovendo a cultura e tradições associados ao Entrudo.