Pragas e doenças dos castanheiros vão ter acompanhamento especializado
No passado dia 12 de Fevereiro, realizou-se uma ação preventiva de recolha de gomos para analisar a presença da vespa das galhas do castanheiro (Dryocosmus kuriphilus) no concelho de Alfândega da Fé, com o objectivo de se estimar o avanço desta praga no concelho para que a luta biológica, através de largadas de Torymus sinensis, inseto que elimina o parasita, se inicie logo que existam focos desta praga no território.
Relembramos que esta praga foi identificada no verão de 2018, entre as aldeias da Burga, concelho de Macedo de Cavaleiros, e Colmeais no concelho de Alfândega da Fé. Para despistar e antecipar a luta biológica foram monitorizados soutos nas aldeias de Colmeais e Covelas, sendo que esta última, está isenta de ataque.
A autarquia entende que é necessário trabalhar junto dos agricultores de forma a prevenir o alastramento deste parasita que diminui drasticamente a produção dos castanheiros e que pode causar um grande prejuízo económico no setor. Para além disso, o Município de Alfândega da Fé quer continuar a trabalhar no plano de combate às principais pragas e doenças que atacam os soutos e que é necessário continuar a combater, como o cancro e a tinta do castanheiro, em conjunto com a Cooperativa Agrícola de Alfândega da Fé e o Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos.
Assim, atenta a estas problemáticas, a autarquia de Alfândega da Fé vai disponibilizar em breve mais um serviço de apoio aos produtores.