Em Alfândega da Fé, estão a ser realizadas ações de sensibilização sobre violência junto dos alunos do Agrupamento de Escolas. O Município está a implementar, em parceria com a UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e com o GIAV - Gabinete de Inserção e Apoio à Vítima da Liga dos Amigos do centro de Saúde de Alfândega da Fé, o Violentómetro, um instrumento que pretende alertar os mais jovens para a prevenção e sinalização de comportamentos violentos nas relações interpessoais.
O Programa de Intervenção no Âmbito da Violência nas Relações Interpessoais – PreVINT - está a ser dinamizado por uma equipa multidisciplinar, cujo objetivo é que os jovens adquiram competências para identificar os comportamentos abusivos nas relações mais cedo, de forma a evitar o aumento da frequência e gravidade dos mesmos e pôr fim ao ciclo da violência.
As ações do Violentómetro ajudam a perceber que tipos de comportamentos, muitas vezes considerados normais pelos jovens, são abusivos, quais os sinais de alerta e ensinam sobre o que fazer quando são detetados esses casos.
Um estudo recente da UMAR – Associação Mulheres Alternativa e Resposta, revelou que 67% dos jovens inquiridos legitimam pelo menos um tipo de comportamento considerado abusivo nas relações. Dados que para a autarquia alfandeguense são preocupantes e justificam a necessidade de se dar continuidade ao trabalho de sensibilização junto do público mais jovem e cada vez mais cedo.