No dia 21 de março decorreu uma sessão, no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, no âmbito do Projeto LIFE ADAPTATE em parceria com a IRRADIARE. Foi apresentada e trabalhada uma unidade didática - Mudança do clima. As alterações climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrenta em toda a sua história. O aumento das temperaturas é conhecido há décadas e espera-se que continue a aumentar num futuro recente. A escassez de água, desertificação e desaparecimento de lagos, eventos climáticos extremos mais frequentes, aumento do nível das águas do mar e um aumento no número de inundações são algumas das consequências do aquecimento global que já se começam a notar.
O seu impacto em todo o planeta torna fundamental que todos os países, sem exceção, tomem consciência das mudanças vindouras para que se possam adaptar a elas. Além disso, é essencial que todos os indivíduos desempenhem um papel ativo frente às alterações climáticas, tomando medidas que ajudem a retardar o processo e a mitigar os seus efeitos. Nesse sentido, aumentar a consciencialização na sociedade, não apenas nos governos, é fundamental para produzir uma mudança no estilo de vida atual que é tão prejudicial para o nosso planeta.
O projeto LIFE ADAPTATE, incluído no Programa LIFE da UE, foi iniciado com o objetivo de contribuir para a adaptação das cidades aos impactos das alterações climáticas. Este projeto contribui para o desenvolvimento de políticas locais de adaptação às alterações climáticas assim como para o cumprimento das metas da União Europeia para 2030, que visam a redução das emissões de gases de efeito de estufa, melhorar a eficiência energética e promover o aumento do consumo através de energias renováveis. Muitas cidades europeias estão a adaptar-se às alterações climáticas graças ao projeto LIFE ADAPTATE: Águilas, Lorca, Cartagena, Smiltene, Alfândega da Fé e Mértola.
O objetivo desta unidade didática é demonstrar a crescente importância da mudança e educar os alunos sobre os aspetos mais relevantes sobre o tema.