Verões maiores e mais quentes, alterações nas produções agrícolas e chuva menos frequente mas de maior intensidade, são alguns dos efeitos das alterações climáticas que já se começam a sentir em Alfândega da Fé. Atenta a esta problemática, a autarquia está a implementar o projeto Life Adpatate, uma iniciativa internacional que nos dias 4 e 5 de abril reuniu em Alfândega da Fé mais cinco municípios europeus: Águilas, Cartagena, Lorca (Espanha), Smiltene (Letónia) e Mértola (Portugal), para debaterem as alterações climáticas e apresentarem as ações que estão a ser implementadas nos seus territórios.
Na reunião internacional do projeto Life Adpatate foi abordada a importância da adopção de políticas a nível local para a adaptação às alterações climáticas. Algo que já acontece em Alfândega da Fé. O Município definiu um Plano Estratégico de Adaptação às Alterações Climáticas e possui em curso ações de sensibilização junto de públicos-alvo específicos.
No âmbito do projeto Life estão a ser desenvolvidas ações piloto para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente a criação de um lago natural, em Gebelim e a criação de zonas de sombreamento no parque de estacionamento das viaturas do município, com recurso a uma estrutura que comportará um campo de painéis fotovoltaicos para produção de energia. Este encontro internacional foi aproveitado para dar a conhecer estas ações in loco, numa lógica de partilha de experiências, boas práticas e resultados da implantação do projeto a nível local.
Até junho de 2020 todas as ações piloto desenvolvidas no âmbito do projeto Life Adpatate nos diferentes municípios europeus têm que estar concluídas. A próxima reunião internacional terá lugar na região de Múrcia, Espanha, em data a anunciar.