Durante o mês de abril, a CPCJ de Alfândega da Fé (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) realizou um conjunto de iniciativas junto da comunidade para alertar para os maus tratos na infância e juventude. Num mês dedicado à prevenção, também Alfândega da Fé quis passar a mensagem: “Serei o que me deres… que seja Amor!”.
As ações iniciaram no dia 7 de abril, com a peça “O Silêncio das Realidades” levada a palco pelo grupo local de teatro Em Cena, que abordou os vários tipos de violência que afetam as crianças e jovens. Uma sessão aberta a toda a comunidade que contou com casa cheia.
Durante todo o mês de abril foi explicado às crianças o que é a CPCJ e a história do Laço Azul, símbolo da luta contra os abusos infantis, que surgiu nos Estado Unidos após a morte de uma criança vítima de maus tratos severos por parte da sua progenitora.
As iniciativas alusivas ao mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude culminaram no dia 30 de abril, com a reprodução humana do Laço Azul, levada a cabo pelas crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho.