De 1 a 3 de novembro a localidade serrana de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, apresenta a Festa da Montanha e é lá que pode degustar os melhores sabores da montanha. Orientados pelo chefe Marco Gomes, no âmbito do projeto gastronómico Alfândega da Fé à Mesa, dois restaurantes vão servir os visitantes com iguarias feitas com os produtos locais, tipicamente serranos.
As castanhas assadas vão ser uma constante. Em época delas, o assador gigante vai dar as boas vindas aos visitantes que podem acompanhar o magusto com a queimada de monte mel, uma bebida típica feita com água ardente e mel.
No espaço há uma tenda onde dois restaurantes vão servir em permanência partos típicos da região. As sopas das segadas, únicas de Alfândega da Fé, são uma das atrações gastronómicas do concelho mas, nesta Festa da Montanha, os talheres vão estar virados para o cabrito serrano que será servido com a companhia dos vinhos locais.
Também o javali é um dos pratos a degustar durante o certame, assim como os cogumelos selvagens, os enchidos, os queijos e os azeites de Alfândega da Fé. Alegrem-se os mais gulosos pois a sobremesa é irresistível. O pudim de castanha, cuja textura e sabor são inconfundíveis, é a sugestão doce do chefe Marco Gomes.
Durante o certame há ainda espaço para workshops de culinária e Showcookings onde poderá degustar algumas destas iguarias.
De 1 a 3 de novembro Alfândega da Fé vai estar à mesa com os sabores típicos da montanha.