O Município de Alfândega da Fé já deu início aos preparativos para os festejos de Entrudo reunindo com várias associações e entidades locais que anualmente se envolvem e participam na organização deste evento. A autarquia pretende recuperar as tradições concelhias, que se têm vindo a perder, reavendo os trajes e costumes do entrudo transmontano.
Para já ficam marcados dois cortejos, nos dias 23 de fevereiro (domingo) e 25 de fevereiro (terça feira) e a recomendação aos participantes para que as máscaras e os trajes sejam o reflexo do tradicional entrudo do concelho, com a utilização das máscaras de renda ou artesanais e de vestuário “à moda antiga”.
As “deixas” e o “testamento do Entrudo” são também tradições do concelho de Alfândega da Fé. Trata-se de uma sátira dedicada às pessoas da comunidade, aproveitando-se a folia do entrudo para deixar algumas críticas à sociedade.
Para além disso haverá lugar a uma encenação, com o cunho de um dos promotores do Entrudo em Alfândega da Fé nos últimos anos, Fernando Dias, que faz questão de manter o seu envolvimento nesta iniciativa.