De uma forma geral os santuários erguem-se quase sempre em lugares altos, mas originariamente a capela de Santo Antão da Barca, que deu origem ao santuário e à grande romaria de alcance regional, ficava na margem direita do rio Sabor, na freguesia de Parada e a última construção (ou reconstrução) datava de meados do século XVIII.
A construção da barragem do Baixo Sabor submergiu todo aquele espaço, mas a capela foi trasladada praticamente na íntegra, uma vez que se recuperaram as pinturas murais que nela existiam.
O novo edifício encontra-se agora a meia encosta, relativamente perto do antigo local, com uma paisagem esplendorosa proporcionada pelos lagos do Sabor e pelas montanhas envolventes que a nova altitude permite observar. O novo santuário do Santo Antão da Barca, para além da própria capela, oferece ainda uma pequena unidade museológica onde se encontram algumas pinturas em tela, uma exposição fotográfica e instalação vídeo sobre a trasladação do santuário e uma coleção de ex-votos que já existia no antigo espaço.
A nova infraestrutura inclui ainda uma réplica da fonte de mergulho que existiu no anterior espaço e que também já não era a original, uma zona de alojamentos e de restauração e um amplo espaço para merendas e estacionamentos.